efwefawergfwefwefwef

Odontopediatria

O que é Odontopediatria?

A odontopediatria é a área da odontologia responsável pelo atendimento a crianças e bebês.Uma das especialidades mais importantes na odontologia, pois um tratamento sem traumas, aliado à psicologia e delicadeza em conjunto com um tratamento preventivo, é o melhor que podemos oferecer a nossos filhos.

Uma criança, tratando-se desde pequena com um profissional especializado, estará sempre saudável, estimulada, fazendo prevenção e adquirindo bons hábitos, o que a levará a ser um adulto com uma ótima saúde bucal, e o melhor, com o mínimo de intervenções ao longo da vida.

Nós recomendamos que os pais façam uma visita ao Odontopediatra com seu filho no primeiro ano de vida, pois nesta fase é possível iniciar uma série de procedimentos e atitudes que irão prevenir diversos problemas da saúde bucal no futuro.

Com uma programação preventiva bem realizada você poderá evitar cerca de 90% a 95% da incidência das doenças em seus filhos, prevenir doenças como cáries, gengivites, infecções dentárias (tratamento de canais), periodontites, bem como diminuir ou até mesmo evitar problemas ortodônticos no futuro.

O Desenvolvimento da Dentição!

Para começar, descreverei o que é considerado normal na fase da dentadura decídua, caracterizada pela presença dos dentes de leite, que recebem este nome por causa de sua cor extremamente branca.

1 - Nesta fase de desenvolvimento, a criança deverá apresentar 20 dentes, sendo que estes "aparecem" inicialmente na boca aos 6/8 meses e terminam o seu nascimento aos 3 anos de idade (fase ativa). Daí até os 6 anos, a criança passa por um estágio sem grandes alterações bucais (fase passiva). Nesta época, a face (rosto) das crianças apresenta-se suavemente convexa.

2 - Geralmente os primeiros dentes a aparecerem são os incisivos centrais (6/8 meses) e incisivos laterais (7/8 meses), para posterior irrupção dos 1os molares (12/14 meses), caninos (16/20 meses) e 2os molares (20/30meses).

3 - Uma característica marcante é a presença dos "Espaços Primatas", que são espaços geralmente vistos entre os incisivos laterais e os caninos no arco superior e entre os caninos e os 1os molares no arco inferior.

4 - A presença ou a ausência de espaços na região anterior (da frente) também é considerada normal.

5 - Para uma análise final e precisa, observa-se a porção detrás dos últimos dentes (distal dos segundos molares decíduos). Como ilustra a figura, esta deverá apresentar o chamado Plano Terminal Reto, ou seja, uma coincidindo com a outra.

 

 

 

 

Literatura:     https://www.transformandosorrisos.com.br/odontopediatria.html